Formação Administrativa

Em 1º de agosto de 1934, por uma portaria do Ministério da Viação, o povoado do Paiol passou a chamar-se Andradina. O Distrito foi criado pelo Decreto nº 148 de 17 de dezembro de 1938. Pela Lei Estadual 158, de 31 de dezembro de 1943, na administração do Governador Benedito Valadares, Andradina passou a chamar-se Minduri, nome escolhido devido a um acidente geográfico da região. O município foi criado pela Lei nº 1039 de 12 de dezembro de 1953, sendo presidente da república Getúlio Vargas. Constituiu-se, assim, um só distrito, o da sede, subordinando-se judicialmente à comarca de Cruzília. Com a emancipação política, o município de Minduri foi administrado por dois intendentes de São Vicente de Minas (ex-Francisco Sales): Hamilton Passos (01/01/53 a 30/06/54) e Bedder Rego (01/07/54 a 31/01/55).

A partir de 1955, o município de Minduri passou a ser administrado por representantes escolhidos pelo voto direto.

Área

Sua área, de 219,8 km2 (IGA-SECT), corresponde a 2,2% da Microrregião e a 2,6% da AMAG.

Localização: Fisicamente, a região tem sua maior parte localizada no Planalto de Cruzília, A região serrana do norte do município, faz parte do Planalto Compartimentado da Serra da Mantiqueira.

A rede de drenagem municipal, formada, principalmente pelo Ribeirão Pitangueiras , pertence ã Bacia do Rio Grande.

Minduri é servida pela BR-383. Dista 33 km de Cruzília e 23 km de São Vicente de Minas.

Altitude: A sede do município, a l 000 metros de altitude (Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus) e 915,83 na parte mais baixa.

Clima

O clima da região, do tipo Tropical de Altitude, é caracterizado por verões brandos, úmidos e invernos secos. A precipitação média anual oscila em torno de l 200 mm. O período seco, com duração de 5 a 6 meses, coincide com os meses mais frios (abril a setembro). A média das máximas ê de 26°C e a das mínimas 10° C. A temperatura mínima, já registrada foi de 1,4°C. ( Fonte: Estações Auxiliares de Cambuquira e Caxambu).

Vegetação

Faixa de transição entre a Floresta Tropical Mista Subcaducifólia e o Cerrado. Ao Norte subsistem duas áreas de mata extensas e ao Sul e Oeste são encontradas manchas isoladas de Cerrado.

Quadro Natural

No Município de Minduri, podem ser reconhecidas duas áreas geologicamente distintas. Uma, que abrange as porções central, sul e oriental, pertence ao Arqueozóico, Grupo Barbacena. A outra, no NW, pertence ao Proterozóico Inferior, Grupo Andrelândia.

A litológica, tem a seguinte descrição: a um embasamento (Grupo Barbacena), constituído de biotita-gnaisse , finos e grosseiros, migmatíticos ou não, no qual estão encaixados diques de anfibolitos e pequenos corpos de rochas ultra-mi f iça s, sobrepõe-se uma sequência de rochas metassedimentares ( Grupo Andrelândia ), principalmente, muscovita-quartzi to e xisto granatífero com níveis quartzíticos.

No território municipal são encontrados dois conjuntos morfoestruturais : o Planalto de. Cruzília , com altitudes inferiores a 1.100 metros, corresponde a 80% da superfície municipal, a região do Planalto Compartimentado da Serra da Mantiqueira cujas cotas altimitricas são superiores a l 100 metros, representado pelas serras de Traituba, do Moleque e da Chapada das Perdizes.

O ponto mais alto do município (l 590 metros) localiza-se na Serra da Chapada das Perdizes e o mais baixo ( 915,83 metros ) situa-se na confluência dos Ribeirões carneiros, no extremo norte do município.

Hidrografia

É formada pelo Ribeirão Pitangueiras e seus afluentes. Os vales (várzeas) são sujeitos a inundações.

Rios e Ribeirões

Ribeirão Pitangueiras, Ribeirão do Espraiado, Ribeirão da Prata, Ribeirão dos Carneiros.

Relevo

O município possui relevo montanhoso ao Norte e Nordeste e levemente ondulado ao Sul e Sudeste. Encontram-se no município o Planalto de Cruzília, com altitudes inferiores a 1100 metros e o Planalto Compartimentado da Serra da Mantiqueira com altitudes superiores a 1100 metros, do qual fazem parte a Serra da Traituba, Serra do Moleque e a Chapada das Perdizes.

Serras e Morros

Serra da Traituba, Morro do Quebra Chifre, Morro Redondo, Morro do Pé de Galinha e Alto da Pedra Furada.

População

Segundo o Censo de 2000

Zona Rural: 529

Zona Urbana: 3.305

Total: 3.834

Densidade demográfica: 17 hab. por km²

Segundo o Censo de 2010

Zona Rural: 444

Zona Urbana: 3.396

Total: 3.840

Densidade demográfica: 17,47 hab. por km²

Atividades Econômicas

Agricultura,Indústria de Laticínios, Olarias, Cerâmica, Comércio, Pecuária, Indústria – Vestmin (Confecções).

Antigamente, havia a extração de Casca de Barbatimão, uma árvore típica do cerrado para curtir o couro de boi. Havia também extração de Pedra São Tomé

Fontes: In Projeto Minduri 50 anos – Tudo da Minha Terra