Aspectos Gerais

O setor agropecuário constitui uma importante atividade econômica para o município, principalmente no que se refere à arrecadação de impostos. Dentro deste setor destacam-se como atividade principal à pecuária leiteira, sendo que esta pecuária é extensiva. Adaptando as condições acidentadas do relevo, as interferências climáticas rigorosas durante o inverno.

É importante ressaltar também, que o município em questão esta inserido no domínio da floresta mista subcaducifólia Tropical, que teve sua cobertura primitiva substituída quase que integralmente pelas pastagens e lavouras. Apesar disto parte desta vegetação é encontrada em varias áreas do município, principalmente na região serrana onde a declividade acentuada dificulta a utilização do solo, favorecendo a conservação da mata.

Quanto à estrutura fundiária, observa-se que o município de Minduri apresenta uma área média dos estabelecimentos entre 163-230ha (1975). Uma outra característica das propriedades rurais é a utilização de força do trabalho permanente, temporária e familiar. A assistência técnica das propriedades rurais é, principalmente, prestada pela EMATER.

Atualmente, no setor agrícola destacam-se o milho e a batata; sendo que o primeiro tem sido sempre considerado um produto de grande importância, devido ao caráter pecuarista do município. Este produto é usado em silagens, na alimentação da população e principalmente para comercialização.

O tipo de semente de milho usado é o híbrido, sendo plantado de outubro até o final de dezembro.

A cultura do milho durante a safra 2000/2001 continuou aumentando significativamente sua área plantada, passando de 800ha na safra anterior para 1400ha aproximadamente, considerando a área de grãos e forragem.
A tecnologia adotada pelos produtores locais; o sistema de plantio direto; é o fator mais importante, dadas às características do sistema, que reproduz o ciclo original da natureza, não perturba o solo e o mantém recoberto por resíduos vegetais, assegurando uma agricultura sustentável, fato este demonstrado com o aumento da produtividade e resultados econômicos satisfatórios.

Além da tecnologia, os encontros técnicos realizados na UFLA, Universidade Federal de Lavras, favorecem o aprimoramento dos agricultores de milho.

As granjas de Itanhandu são os maiores compradores de milho mindurienses, o preço do milho é calculado de acordo com o mercado, oferta e procura. Outros produtos que se destacam no município são: o arroz, o feijão, o café, a olericultura, a fruticultura, a mandioca e a batata-salsa.

A rizicultura é praticada em quase todo o município, já que o arroz é um dos produtos de subsistência da população local, sendo que cerca de 90% da produção do arroz é proveniente dos cultivos realizados nas várzeas úmidas, caracterizando por baixo nível de rendimento e por predomínio de parceiros no regime de exploração.

A produção do feijão, por se tratar também de um produto de subsistência, está disseminado por todo município, sendo cultivado normalmente em pequenas propriedades que utilizam, na sua maioria, trabalho familiar, onde o sistema de cultivo se faz quase sempre relacionado com o do milho, não se observando técnicas de manejo mais apropriadas.

A cultura do feijão vem aumentando consideravelmente sua área comercial, isto ocorre da própria necessidade do sistema de plantio direto que vem sendo desenvolvido no município e que exige a realização de uma rotação, feijão o mais indicado para região.

Nos sistemas de plantio direto na cultura do feijão também trás bons resultados econômicos e sociais para o município, pelas características da atividade do ciclo curto, favorecendo retorno rápido dos capitais, recursos empregados e grande gerador de mão-de-obra.

Com os incentivos governamentais introduzidos nas ultimas décadas, houve um sensível melhoramento na atividade cafeeira no município. O cultivo, até então realizado com técnicas tradicionais, passou a adotar técnicas mais modernas, alcançando a partir deste processo de modernização, uma maior produção e produtividade; fato este que pode ser observado na década de 80, quando este ocupou o terceiro lugar em valor de produção, com uma área plantada de aproximadamente 2ha e 12t em quantidade produzida.

A olericultura constitui-se uma boa alternativa de cultura para o município, uma vez que a atividade representa uma perspectiva de diversificação da agricultura. Alguns fatores, como, solos férteis, clima, infra-estrutura e comercialização estimulam esta atividade. Existem em pequena escala as culturas de tomate e jiló que se tem expandido com sucesso devido aos produtores de Maria da Fé, Ipuíuna, Pouso Alegre e Andradas.

O município ainda é favorecido pelo clima adequado ao cultivo de frutas de clima temperado; principalmente uva, figo, pêras, pêssegos, melancias e maçãs. Ainda com relação à fruticultura, destacam-se em todo o município o cultivo de frutas cítricas.

A Influencia do Solo Na Agricultura

No município, há uma grande variedade de solos que exigem correção e adubação.

Nos campos normalmente o solo é acido, ou seja, tem excesso de alumínio e hidrogênio, o que chamamos de acidez do solo. Para se combater essa acidez, no primeiro ano de plantio é necessário que se faça a análise do solo para se saber o que há em excesso e que está em falta.

No município, há uma grande variedade de solos que exigem correção e adubação.

Nessa analise toma-se por base um pH em torno de 6,0 e para combater a acidez do solo usa-se o calcário nas quantidades recomendadas pelo técnico da EMATER. Nas várzeas o solo é úmido em excesso, o que exige a necessidade de uma boa drenagem.

Agricultura

Grandes Culturas:

Milho – 3.000 hectares/ano
Feijão – 2 safras por ano – 1000 hectares/ano
Soja 200 hectares/ano
Cana de acucar 500 hectares/ano
Eucalipto 500 hectares
Cenoura 20 hectares/ano
Beterraba 15 hectares/ano
Melancia 10 hectares/ano
Bovinocultura de Leite – 30.000 litros/dia
Suinocultura – 300 matrizes

Fonte: (17-02-2009) Emater Minduri

Organizações Rurais

Cooperativa dos Produtores da Região de Minduri – COPERMIN
Número de produtores – 36
Armazenagem e beneficiamento de cereais, principalmente o Milho.

Associação dos pequenos Produtores da Região de Minduri – MANDURI
Número de produtores – 11 Produção de:
Açúcar mascavo – 5.000 kg/ano
Rapadura – 2.000 kg/ano

Associação dos Produtores de Leite Hans Norremose
Número de Produtores – 110
Comercialização de 11.000 Litros/dia através de tanques de expansão

Eventos

Festa do Milho – mês de maio
Exposição Agropecuária e Concurso Leiteiro – mês de julho

Orgão de Assistência Técnica

EMATER-MG – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural

Fonte: Centro Cultural Manduri